Editorial

Qual é o seu objetivo?

Qual é o seu objetivo?

Você já fez um teste de 1 RM? e um teste ergoespirométrico??  Sabe qual é sua composição corporal atual?

confusao

Confusão

A importância de um estilo de vida ativo é tanta quanto a de uma definição objetiva e detalhada de uma meta. Já diziam os sábios, “se você não sabe onde quer chegar, não adianta começar a caminhar”…

A definição de uma meta não pode ser geral, o que mais ouvimos nas academias por aí é …”Ah… eu quero ficar bem”….  então tá… podemos tentar a terapia do abraço, ou um banho de loja… assim todo mundo vai ficar bem.

Também não dá pra apostar no ficar grande e rasgado, uma idéia mais formada, mas ainda assim sem grandes detalhamentos.

Objetivos definidos envolvem prazos, metas e números, ainda que esses sejam seus próprios números.

Nesse processo de definir metas e objetivos, os testes iniciais, ou a determinação de um ponto de partida, de uma parâmetro inicial é fundamental.

Uma boa análise de composição corporal, feita através de uma bioimpedância, ou de um DEXA, ou mesmo do velho e confiável compasso de dobras cutâneas é fundamental para o acompanhamento ou verificação dos resultados.

Se o objetivo é ganhar força, o teste de 1RM, ainda que para grupos principais, é uma ferramenta direta e prática para a determinação da carga máxima que você pode fazer.

Para a melhora da performance, ou avaliação clínica (para atletas ou clientes mais velhos), o isocinético é o aparelho que acomoda diferentes protocolos e que pode te dar muitas respostas importantes no médio prazo, tanto para a prevenção de lesões quanto para a melhora do desempenho.

O mesmo pode ser dito do ergoespirométrico ou teste máximo de VO2, obrigatório para o atleta de endurance que quer ter parâmetros mais precisos para a prescrição do treinamento.

Enfim, definir os objetivos com os parâmetros adequados é um começo muito mais sólido para a busca dos resultados. Objetivos sem treinos não levam a nada, mas, por mais curioso que pareça, treinos sem objetivos nem parâmetros, também podem levar a lugar nenhum.

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um comentário

Mais Populares

Ir para Cima