Saúde

Pré treinos e segurança

Você acha que o seu pré treino é seguro?

Um dos suplementos mais desejados do mercado são os suplementos pré treino!  A categoria que mais trouxe inovações e lançamentos nos últimos tempos, tanto no exterior quanto aqui no Brasil, mesmo com todas as limitações impostas pela ANVISA é a dos suplementos pensados para serem usados alguns minutos antes do treino!

Esses suplementos abrangem uma vasta categoria de componentes que vão de estimulantes como a cafeína, passando pela creatina e outros aminoácidos e seguindo por vaso dilatadores, tamponantes entre outros! A ideia dos produtos é fornecer ao sujeito que vai treinar todos os elementos necessários para fazer um treino mais intenso e assim obter melhores resultados!

Os produtos americanos, por conta da legislação vigente naquele país (DSHEA de 1994), podem conter fitoterápicos, o que torna os produtos ainda mais fortes, mas, ao mesmo, tempo, mais arriscados, afinal, com o intuito de inovar e trazer sempre o que há de mais eficiente e mais forte em termos de ergogênicos, nem sempre os fitoterápicos utilizados nesses produtos são testados ou se tem muita informação sobre os mesmos na literatura científica.

Foi o caso do JACK 3D (leia-se JACKED, como ensinou o sábio Guru Paul Burton, o que podemos traduzir grosseiramente para MUITO LOUCO, como se o sujeito tivesse usado drogas). A sensação de quem tomava o produto era de euforia extrema, mas as “plantas” que ele continha, na verdade eram anfetaminas fracas, mas que ainda assim eram arriscadas!pre-treino-2

No Brasil a coisa é diferente, por aqui, por conta da ANVISA, temos limitações que nos fazem criar produtos semelhantes às bebidas energéticas, ou, com muita criatividade alguma coisa um pouco mais interessante. Mesmo assim, as associações não fogem muito da cafeína, creatina, carboidratos, e alguns aminoácidos. Isso coloca os produtos brasileiros no século passado quando comparados aos americanos, mas ao mesmo tempo, evita os riscos do uso de ervas desconhecidas (e por aqui, somos muito ricos nesse aspecto) e associações que podem ser mais prejudiciais do que ergogênicas.

Bom, quando você já estava pensando em parar de tomar aquele pré treino importado que você comprou e que tem uns componentes que você nunca ouviu falar, calma…  4 estudos publicados na literatura científica nos últimos anos nos trazem algum alento, especialmente por que eles mostram que os produtos funcionam e são seguros!!!

Um estudo de Spillane e colaboradores (2011), feito com o Shotgun e o Synthesize, dois produtos da marca americana VPX, com uma série de elementos desses que até já ouvimos falar, mas não temos certeza do que é, avaliou, com requintes de profundidade, o uso dos suplementos em 19 sujeitos, por 29 dias, e observou que o produto funcionava, e que não alterava os parâmetros estudados fora dos padrões clínicos de saúde!

Outros estudos (Joy e colaboradores, 2015), também realizados por períodos de cerca de um mês, com produtos comerciais (Assault– Muscle Pharm), testou uma ou duas doses em 44 sujeitos, homens e mulheres e viu que a associação entre cafeína, creatina, beta alanina, nitrato e vitaminas, não altera os valores de parâmetros de saúde quando comparado a um grupo que fazia o mesmo treinamento, mas não usava esse pré treino.

Kedia e colaboradores (2014), testou outro pré treino (Craze – Driven Sports), e observou, tanto agudamente (40 sujeitos, mudanças na FC e na PA), quanto cronicamente (em 43 indivíduos, por 6 semanas) e observou que a mistura entre cafeína, creatina, betaína e dendrobium (fitoterápico), não altera os parâmetros de saúde dos indivíduos, nem aguda, nem cronicamente!

E por último, Vogel e colaboradores (2015), seguiu um padrão parecido com o dos demais estudos e analisou por 28 dias, a ingestão de 1 ou 2 doses do pré treino Fitmiss Ignite (Muscle Pharm), em mulheres apenas, e também não observou mudanças nos parâmetros sanguíneos, hepáticos e renais das participantes.

Bom, isso nos deixa mais tranquilos; embora a necessidade de fazermos esses estudos de eficiência e segurança com os produtos Nacionais também exista, parece que se os produtos americanos, mais arrojados nessa categoria, são seguros, podemos inferir que os nossos produtos podem ser consumidos sem risco.

Claro que o uso consciente, contextualizado em sua dieta e programa de treinamento, e para pessoas saudáveis ainda é uma regra!

Mas se você já está nesse grau de consciência e evolução em direção a seus objetivos, aproveite o seu suplemento e bons treinos!

Referências

Spillane M1Schwarz NLeddy SCorrea TMinter MLongoria VWilloughby DS. Effects of 28 days of resistance exercise while consuming commercially available pre- and post-workout supplements, NO-Shotgun® and NO-Synthesize® on body composition, muscle strength and mass, markers of protein synthesis, and clinical safety markers in males. Nutr Metab (Lond). 2011 Nov 3;8:78. doi: 10.1186/1743-7075-8-78.

Vogel RM1Joy JM2Falcone PH2Mosman MM2Kim MP2Moon JR3. Safety of a dose-escalated pre-workout supplement in recreationally active females. J Int Soc Sports Nutr. 2015 Feb 21;12:12. doi: 10.1186/s12970-015-0074-y. eCollection 2015.

Joy JM1Lowery RP2Falcone PH1Vogel RM1Mosman MM1Tai CY1Carson LR1Kimber D1,3Choate D1,3Kim MP1Wilson JM2Moon JR1,4. A multi-ingredient, pre-workout supplement is apparently safe in healthy males and females. Food Nutr Res. 2015 Jun 16;59:27470. doi: 10.3402/fnr.v59.27470. eCollection 2015.

Kedia AW1Hofheins JE1Habowski SM1Ferrando AA2Gothard MD3Lopez HL1.Effects of a pre workout supplement on lean mass, muscular performance, subjective workoutexperience  and biomarkers of safety. Int J Med Sci. 2014 Jan 2;11(2):116-26. doi: 10.7150/ijms.7073. eCollection 2014.

 

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um comentário

Mais Populares

Ir para Cima