Envelhecimento e Exercício

O Envelhecimento é um processo inexorável, todos vão passar por isso, portanto a informação do que temos que fazer enquanto jovens para garantir um processo de envelhecimento mais pleno e mais tranquilo é fundamental!

Aposentadoria fisiológica – um novo conceito

Aposentadoria Fisiológica, um novo conceito para o envelhecimento. O processo do envelhecimento começa quando nascemos. A divisão clássica se dá em duas fases, uma crescente, ascendente que dura até mais ou menos seus 30 anos, e outra descendente, que começa aos 30 anos e segue até a nossa morte. É tolice não aceitar essa ideia ou tentar fugir desse inexorável marcador de qualidade de vida, o tempo.

Ao mesmo tempo, também é tolice não aproveitar a primeira fase para preparar ou planejar uma segunda fase com mais qualidade e segurança. O futuro a Deus pertence, já dizia a minha vó, uma sábia, mas não podemos deixar de pensar que ele virá e se não pensarmos nele, ele nos pega desprevinidos. Já sabendo disso, fazemos planos de previdência privada, economizamos dinheiro, cuidamos do nosso patrimônio, pensando em uma velhice confortável. Será Pensando no aspecto fisiológico do organismo, isso basta? O que será que temos que fazer aos 30 ou daí em diante para termos 60 e termos saúde e aptidão física para viver bem até os 80 ou 90? A proposta aqui e planejarmos uma aposentadoria planejada fisiológica. Construir (e manter, claro) um corpo e um metabolismo, mesmo que começando mais tarde, aos 30 ou 40, que represente não só a beleza estética ou a performance, mas sim, a aptidão física que vai fazer a diferença. Você sabe….. aquele comentário…. “nossa, pois eu te dava uns 20 anos a menos”….   e mais ainda do que a opinião dos outros, a sua própria opinião quando for brincar com os netos, fazer aquela viagem de mochila pela Europa com 70 anos ou quando sair pra pedalar com a esposa.

Já pensou nisso?  Tá na hora de começar. Bons treinos e ….. boa vida!

Escrito por: Erico Caperuto

Ir para Cima