Saúde

DNA de campeão?

Você é um (a) atleta que puxa ferro incansavelmente e não cresce ou que corre dezenas de quilômetros numa semana e sente que sua performance não aumenta tão fácil quanto a de outros colegas de treino? Talvez você esteja brigando com a sua biologia.

O avanço na ciência do esporte chegou ao nível do DNA e vem demonstrando que cada atleta tem uma característica particular a ser explorada. Por exemplo, atletas que apresentam uma (RX, heterozigotos) ou duas cópias (RR, homozigotos) funcionais do gene ACTN3 têm um alto potencial para ser um atleta de explosão, rápido e de hipertrofia muscular. Então treiná-lo para ser um atleta de endurance pode até deixa-lo bom, mas ele nunca será um atleta de elite (no quesito endurance), como atletas que não possuem este polimorfismo (XX, ausência total da proteína ACTN3).

Outras mutações genéticas podem influenciar significantemente a performance esportiva, por exemplo, há mutações genéticas que influenciam a recuperação pós treino, na vasodilatação, na pressão arterial e inclusive na motivação para a prática de atividade física. Todas estas mutações têm sido identificadas em atletas de elite e num futuro muito próximo será mais uma ferramenta para identificar talentos esportivos e direcionar a prescrição de treinamento.

Qual é o seu talento? Devemos lembrar que o meio ambiente também influencia as mutações genéticas e consequentemente essas mutações iram ser passadas adiante (para seus filhos e netos). Como foram seus pais e avós em termos de prática de atividade física, qual a herança esportiva/genética eles deixaram para você? Vale lembrar que as heranças hereditárias (genéticas) não são só para complicações na saúde (como doenças cardíacas ou propensão de desenvolver câncer), também vem nesse pacote as alterações genéticas para prática esportivas.

Confira a reportagem completa sobre os avanços na identificação dos genes relacionado ao sucesso esportivo no portal da FAPESP.

Um excelente livro que trata sobre o tema é o “The sports gene : inside the science of extraordinary athletic performance / David Epstein”. Quer ganhar este livro? Então, convide três amigos para curtir a nossa página (na chamada para esta publicação) que lhe enviaremos uma cópia digital.

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um comentário

Mais Populares

Ir para Cima