Envelhecimento

Dinapenia x Envelhecimento x Exercício

Você sabe o que é Dinapenia1??

Um conceito não muito novo, mas muito importante, tanto no processo do envelhecimento, quanto no envelhecimento já estabelecido. 

Se pensava que a perda de força muscular comum nos idosos se dava por conta da perda de massa muscular. No entanto, percebeu-se que a atrofia era pouco responsável pela perda de força.

Em 2008, os autores Brian C. Clark e Todd M. Manini2, cunharam o termo Dinapenia, ou fraca (penia) potência (dyna), se referindo a perda de potência muscular que tem como uma de suas consequências, o “cambaleamento” a perda de equilíbrio e de capacidade funcional.

trained-elderly

Figura. Diferença de massa muscular de um idoso atleta e um sedentário.

A potência muscular envolve outros fatores além do tamanho da massa muscular, e um dos principais elementos é a ativação neuromuscular. Essa capacidade só é conseguida (para a realização de movimentos que envolvem resistência e velocidade, ou seja, potência) com o treinamento e a manutenção da habilidade.

Esse conceito abre novas aplicações e possibilidades de intervenção no processo de envelhecimento ou para a reabilitação de idosos que já tiveram alguma perda de capacidade funcional.

Leia mais no artigo completo dos autores e acompanhe nossas próximas postagens sobre o assunto.  

1 CLARK, Brian C.; MANINI, Todd M. What is dynapenia?. Nutrition, v. 28, n. 5, p. 495-503, 2012.

2 CLARK, Brian C.; MANINI, Todd M. Sarcopenia≠ dynapenia. The Journals of Gerontology Series A: Biological Sciences and Medical Sciences, v. 63, n. 8, p. 829-834, 2008.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ir para Cima