Alimentação / Suplementação

Cafeína – Bom, bonito, barato e eficiente, se você souber usar!

Cafeína – Bom, bonito, barato e eficiente, se você souber usar!

A cafeína é o estimulante natural mais usado no planeta. Em diversas formas de apresentação ou seja, presente em diversos alimentos, ela é bastante disponível em formas naturais para a população.

Ela é um conhecido estimulante do sistema nervoso central. Promove seus efeitos pela ação antagonista nos receptores de adenosina. Isso quer dizer, menos ação da adenosina, mais efeitos da dopamina, melhor humor, mais disposição, mais concentração, entre outros.

E não é só isso, do ponto de vista fisiológico, a cafeína melhora a performance de diversas variáveis, melhora a força, aumenta a resistência a fadiga, aumenta o VO2, promove lipólise, basicamente, melhora tudo o que um atleta ou praticante de atividade física precisa, é uma substância excelente sob esse ponto de vista.

Mas, como dizia a minha avó, uma sábia, tudo o que é bom, dura pouco, ou custa caro ou ainda, o seu organismo se habitua, e então não faz mais efeito. Tenho certeza que você conhece alguém que toma 16 cafezinhos por dia e que tem 0 problemas para dormir.

É, por que a cafeína é tão comum e de tão fácil acesso, todo mundo toma até não fazer mais efeito nenhum, ou pior ainda, até ter problemas gastro intestinais ou ficar tão ansioso que a cafeína se torna uma vilã, ao invés de aliada. Esse uso tem que ser controlado, pensado.

Claro que o ritual do cafezinho já é uma tradição na vida de muita gente, mas se você quiser manter os efeitos positivos da cafeína no exercício, sem enfrentar efeitos colaterais graves, você tem que fazer um uso cíclico da mesma, usar quando precisa, sabendo que ela demora cerca de 30 a 40 minutos para fazer efeito e que dois a três dias usando a cafeína e seu corpo já está habituado, então o uso adequado pode ser dia sim, dia não, dois dias de uso, dois dias sem, ou algum protocolo semelhante que sirva para você.

Experimente, essa forma de pensar e usar a cafeína pode te levar a outro nível de performance.

Bons treinos!

Escrito por: Erico Caperuto

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um comentário

Mais Populares

Ir para Cima